08/11/2017

Educadoras e Educadores estudam sobre Biomas

Professoras/es e técnicas/os das secretarias de educação de Quiterianópolis, Ipaporanga, Tamboril, Novo Oriente e Tauá, além de representantes do Esplar, Instituto Maria da Penha, We World, EFA Dom Fragoso e da Cáritas Diocesana de Crateús participaram hoje (08/11) da etapa de novembro da formação continuada em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. A temática estudada foi Biomas, facilitada por Valdênio Mendes, educador do curso técnico em agropecuária do IFCE - Campus Crateús.

Valdênio provocou algumas reflexões, entre elas a importância de pensar como a vida está interligada a partir das suas singularidades, por isso é urgente aa revisão de nossas práticas particulares mais cotidianas, como o uso racional da água, o cuidado com os resíduos sólidos, e também compreender a lógica nefasta na qual está embuído o processo de desenvolvimento capitalista, com estímulo ao consumismo e a consequente exploração inescrupulosa dos recursos naturais.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A proposta da formação continuada é construir e executar uma agenda permanente de formação, na qual se possa aprofundar temas inerentes à prática de uma educação libertadora, e ao mesmo tempo criar uma cultura de estudo e acompanhamento segundo os princípios da Educação Contextualizada, para que não fiquem dependentes integralmente de recursos de editais, dada a imprevisibilidade destes, fazendo com que esse novo modo de viver a educação cada dia mais seja parte do dia-dia das/os educadoras/es envolvidas/os.

REUNIÃO DA RESAB

O mesmo público também participou da reunião ordinária da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) da região dos Inhamuns e Crateús. A rede, composta por entidades da sociedade civil organizada e poder público, além de militantes por uma educação pública e de qualidade, aproveita tais encontros para partilhar informações sobre as lutas populares, sobre o processo de aprimoramento da qualidade no ensino nas respectivas redes públicas de educação participantes e formular agendas comuns. A próxima reunião mensal da Resab está agendada para o dia 05/12.