Paulo Freire

Caritas 111

Discutir, diagnosticar, conhecer as realidades e construir coletivamente um plano de desenvolvimento. Estes são os pilares do Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire, que tem financiamento do Governo do Estado do Ceará e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A iniciativa tem por objetivo contribuir para a redução da pobreza rural em 31 municípios cearenses por meio do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável pautado na geração de renda, no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres. O Projeto atende os municípios de Arneiroz, Aiuaba, Parambu, Tauá e Quiterianópolis, no território dos Inhamuns.

O projeto Paulo Freire busca fortalecer as capacidades da população rural e das organizações comunitárias e produtivas para identificar, priorizar e solucionar seus problemas, formar lideranças e melhorar sua capacidade de participação nos processos decisórios locais. Visa, também, apoiar o estabelecimento e fortalecimento de iniciativas produtivas comunitárias e familiares, aumentando suas competências e habilidades para o desenvolvimento de negócios rurais e acesso aos mercados (incluindo mercados institucionais – PAA, PNAE e outros), e às demais políticas públicas para agricultura familiar (PRONAF, PNCF, entre outros), fomentando o desenvolvimento produtivo sustentável que incremente a produtividade das atividades (agrícolas e não agrícolas) desenvolvidas nas comunidades e unidades familiares.

O Projeto Paulo Freire foi estruturado em dois componentes, que trabalharão com o desenvolvimento de capacidades das pessoas e das organizações comunitárias e produtivas. O primeiro componente é o apoio ao desenvolvimento produtivo e à sustentabilidade ambiental. Por outro lado, o Projeto trabalhará, inicialmente, com a população rural em geral, para depois intensificar o trabalho com comunidades, com organizações produtivas (associações de produtores, cooperativas, empreendimentos associativos, etc.) e com grupos de jovens.

VÍDEOS

Lote 1

Lote 3

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

NOTÍCIAS