PESCADORAS E PESCADORES DE TAMBORIL RECEBEM TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DA ASSOCIAÇÃO

por Angelica Tomassini, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Crateús

Ontem, 7, foi um dia de grande conquista pela Associação de Pescadoras e Pescadores do município de Tamboril, acompanhada pelo projeto Pescadoras e Pescadores Artesanais: Construindo o Bem Viver nos Sertões dos Inhamuns e Crateús. O Pároco da Paróquia de Santo Anastácio, Padre Anderson Lima, oficializou a doação de um terreno para a Associação de Pescadoras e Pescadores de Tamboril. A área será destinada para a construção da nova sede da Associação e ajudará o desenvolvimento econômico e social da categoria de pescadores que poderão se organizar para discutir e realizar atividades relacionadas à pesca.

“Essa conquista é o resultado de uma mesa de negociação, realizada o dia 18 de setembro 2019 com a prefeitura, que primeiramente se comprometeu, porém não agiu. E mais tarde, com a apresentação da proposta ao padre Anderson Lima, que abraçou a nossa demanda trazendo-a até o Conselho Econômico da Diocese e que aprovou a doação do terreno”, esclareceu Francisco Rodrigues, pescador e Presidente da Associação das Pescadoras e dos Pescadores de Tamboril.

“Esperamos que esse espaço possa favorecer o encontro entres pescadoras e pescadores, para que sigam na luta aos direitos delas e deles, promovendo ainda mais a valorização dessa categoria no nosso município” afirmou padre Anderson Lima e que acrescenta também “que esse espaço não abrigue só sombra, mas também que acolha e defenda os sonhos e as esperanças da nossa comunidade pesqueira”.

A Associação das Pescadoras e dos Pescadores de Tamboril conta com 50 sócias e sócias, e a nova sede está localizada no Bairro Novo em Tamboril. O Projeto é uma realização da Cáritas Diocesana de Crateús em parceria com a CISV e o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), e financiado pela União Europeia.