Pescadoras são contempladas com pesquisa sobre as condições de saúde delas, após um ano de pandemia

Pescadoras acompanhadas pelo Projeto Pescadoras e Pescadores, Construindo o Bem Viver. Foto tirada durante o Seminário das Mulheres das Águas, novembro 2019.

Na semana passada, as pescadoras artesanais de Catunda, Nova Russas, Tamboril, Crateús, Independência, Novo Oriente, Ipaporanga, Quiterianópolis, Tauá, Parambu, Arneiroz e Aiuaba, beneficiárias do Projeto Pescadores e Pescadoras Construindo o Bem Viver nos Sertões de Crateús e dos Inhamuns, foram contempladas com uma pesquisa que pretende investigar as condições de saúde física e psíquica das mulheres das águas, após um ano de pandemia. A pesquisa envolveu cinco pescadoras por cada município e os resultados darão vida a dissertação de mestrado de Jessica Genova, voluntária italiana que, está estudando sobre Saúde Mundial na Universidade de Milão. Por conta da pandemia, Jessica acompanha as ações da Cáritas e realiza a pesquisa de forma remota, da Itália.
A dissertação, intitulada, “A saúde das mulheres pescadores ao longo da pandemia da Covid-19” (original em inglês, “Brazilian fisher women’s health status during the Covid-19 pandemia”), por meio de um levantamento de determinantes socioeconômicos, visa examinar se tiveram cambiamentos na saúde física e mental das pescadoras durante a pandemia. Em particular, a investigação vai abordar as determinantes sociais que têm influenciado o impacto da Covid-19 nas comunidades pesqueiras e na vida diária das mulheres.

Jessica Genova, junto com Elena Marianello, são as duas voluntárias italianas que através do Serviço Civil Italiano. Desde novembro acompanham o trabalho da Cáritas Diocesana de Crateús com amor e dedicação, especialmente no setor de projetos. Embora o projeto delas esteja quase acabando, e elas não tenham podido vir ao Ceará, esta dissertação e todos os trabalhos que realizaram são e continuarão sendo fundamentais para as famílias acompanhadas pela Cáritas.

Por Angelica Tomassini, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Crateús.