Programa Solidariedade a Distância em Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril

A Cáritas Diocesana de Crateús e We World – GVC Onlus, iniciaram mais uma Campanha Solidariedade a Distância – SaD. Trata-se de uma importante ação de sensibilização, desenvolvimento e fortalecimento DE práticas pedagógicas que favorecem o bem-estar físico e mental das crianças e dos adolescentes atendidos/as de 20 escolas dos municípios de Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril.

Em 2021, a Campanha tem como tema: “Bem Viver para a vida ser sempre mais, Água, Vida e Saúde, por um planeta sem Covid-19”, tendo como objetivo colaborar com a superação das consequências da pandemia no retorno das aulas presencias, através de ações desenvolvidas com toda comunidade escolar. Entre as ações mais importantes importante merecem destacar as oficinas de ludicidade com professores/as, as de contação de História e Roda de Conversa com crianças e adolescentes das escolas e a Oficina de Saúde Preventiva com pais, mães e responsáveis dos/as estudantes.

Outra importantíssima ação da Campanha SaD 2021, é a distribuição de 4.000 kits com material pedagógico contendo: lápis de escrever, borracha, apontador, lápis de cores, jogos educativos (quebra-cabeça e jogo da memória), cartilha e mochilinha; e materiais de prevenção à COVID-19: máscaras e álcool em gel, para colaborar com a higienização dos espaços e manter o ambiente escolar livre do vírus, e as crianças protegidas.

A Campanha já foi iniciada com sucesso nos municípios de Ipaporanga e Quiterianópolis, onde está contando com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Gestões e Comunidades Escolares. Durante o mês de setembro atividade já foi realizada em 10 escolas, com a participação de um número significativo de crianças, adolescentes, pais, mães e responsáveis. De acordo com a Maria Josenôra Lourenço Barroso de Sousa, professora da EEF Macaro Jorge Soares: “A Campanha SAD é um momento riquíssimo, pois traz muitos benefícios. Eu, na função de professora desta escola, me sinto lisonjeada por fazer parte da Escola que é beneficiada com esse projeto”.